Seis seminaristas são instituídos Leitores

No dia da Palavra de Deus, seis seminaristas diocesanos são instituídos leitores para o serviço da Igreja.
Neste domingo em que a Igreja celebra solenemente a Palavra de Deus, 24 de janeiro, seis seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro foram instituídos leitores, durante a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada por padres formadores e pelo Padre João Fernando Fava, o 100° padre formado pelo Seminário Diocesano, ordenado recentemente.

Os seminaristas que receberam este ministério foram Allan Rodrigues dos Santos, Bruno Bussolini, Douglas Fagundes de Souza, Gustavo Vieira da Silva, Jean Carlo dos Santos Cambuim e Raphael Pittham Gomes Casaca.
Por conta da pandemia do novo coronavírus e pela limitação de pessoas no interior da Igreja matriz Nova Jerusalém, em Jundiaí, a Missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Jundiaí, da Paróquia Nova Jerusalém e do Seminário Diocesano. As poucas pessoas presentes, entre essas estavam familiares dos seminaristas, diáconos permanentes e esposas, demais seminaristas diocesanos mantiveram o distanciamento social e o uso de máscara durante toda a celebração.
Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Vicente falou da importância da instituição do ministério e destacou que todos perseverem para serem grandes colaboradores do Reino de Deus, anunciando a Palavra e tornando-se discípulo missionário de Jesus Cristo. “Feliz é o povo que escuta a Palavra do Senhor”, concluiu o Bispo.
A Instituição ao Leitorado faz parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, após de alguns anos de formação, e estando apto, segue passos importantes ao futuro exercício do ministério presbiteral.
O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem faz as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

Fonte: Diocese de Jundiaí

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp