Calendário Paroquial

Queridos irmãos e irmãs,

           É com imensa alegria que coloco em suas mãos o Calendário Paroquial da Ação Evangelizadora – 2022.

           Sabemos que a organização do Calendário tem por objetivo expressar e aprofundar nosso Espírito de Comunhão eclesial, vivendo o espírito sinodal tão desejado pelo Papa Francisco.

            É impossível realizar uma Ação Evangelizadora frutuosa sem acontecer um planejamento sério e profundo do caminho a ser trilhado, caminhando juntos, como Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE).

            Sem conhecer para onde se quer chegar, o caminho a ser trilhado fica mais árduo e difícil.

            Por isso, conclamo todas as forças vivas presentes em nossas Pastorais, Movimentos e Associações a nos unirmos para fazermos do nosso Santuário a casa dos devotos de Nossa Senhora, por meio de uma evangelização que forme discípulos e discípulas de Jesus Cristo, pelo anúncio da Palavra de Deus, na vivência da Espiritualidade Mariana, à serviço da Vida Plena, em estado permanente de missão, dentro da Cultura Urbana em que vivemos.

            Fazer do Santuário Diocesano uma casa é um desafio para todos nós, que só alcançaremos no momento, em que, formos capazes de fazer de nossa comunidade paroquial “um lar”, ou seja, uma família.

            Para que se viva em um lar é necessário a cooperação de todos. “Ninguém pode ser indiferente ou alheio, já que cada um é pedra necessária em sua construção” (DGAE, n. 5), como bem nos lembra os Bispos do Brasil nas Diretrizes Gerais da Ação Evangeizadora.

            Nossa Ação Evangelizadora, para que viva essa dimensão de Casa precisa ser sustentada por quatro pilares fundamentais: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

            Estes pilares devem ser vividos por todas as Pastorais, Movimentos e Associações em espírito de sinodalidade, ou seja, viver a ação pastoral com o comprometimento e a participação de todos na vida e na missão da Igreja, motivados de que: “não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não o conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando, não é a mesma coisa poder escutá-lo ou ignorar a sua Palavra, não é a mesma coisa poder contemplá-lo, adorá-lo, descansar nele ou não o poder fazer. Não é a mesma coisa procurar construir o mundo com o Seu Evangelho em vez de o fazer unicamente com a própria razão. Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena e, com Ele, é mais fácil encontrar o sentido para cada coisa. É por isso que evangelizamos” (DGAE, n. 40).

           Neste ano de 2022, teremos o grande desafio de colocar em prática as decisões da 8ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, realizada nos dias 26 a 28 de novembro de 2021.

           O Papa Francisco, em seu discurso para a Cúria Romana pela ocasião de felicitações de natal, lembrou um aspecto da Cúria Romana que cabe muito bem numa séria reflexão que devemos fazer sobre o papel e a importância do Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE): ele não é e não pode ser “apenas um instrumento logístico e burocrático para as necessidades” do Santuário Diocesano, “mas é o primeiro organismo chamado a dar testemunho; e por isso mesmo, na medida em que assume pessoalmente os desafios da conversão sinodal a que é chamado, também ele, cresce a sua credibilidade e eficácia”.

            Nós como lideranças da Ação Evangelizadora deste Santuário, juntamente com todos os leigos e leigas de boa vontade que doam suas vidas no serviço pastoral, somos vivamente convidados a nos deixarmos inebriar pela força do Espírito Santo, que nos impulsiona e nos leva a avançar cada vez mais para águas mais profundas.

             É com este espírito que conto com a sua preciosa colaboração no meu ministério presbiteral, nesta porção do Povo de Deus, que me foi confiado.

             Invoco sobre todos nós, sobre os nossos trabalhos pastorais a intercessão da Mãe Aparecida, na esperança de alcançaremos nossos objetivos, experimentando assim a alegria do Evangelho em nossos corações e nos corações de todos os devotos e peregrinos que visitam nosso Santuário Diocesano.

               Em Cristo Jesus

Pe. Carlos José Virillo

– Pároco –