Ano de São José

O Ano de São José começou em 8 de dezembro de 2020 e termina em 8 de dezembro de 2021.
O Santo Padre convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, por meio do qual o Beato Pio IX declarou Santo José Padroeiro da Igreja.

Para tal, o Pontífice redigiu a carta apostólica Patris corde, que convocou este ano, que se estabelece para “que todos os fiéis com o seu exemplo (de São José) possam fortalecer diariamente a sua vida de fé em plena realização da vontade de Deus”.
“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, escreveu o Papa em Patris corde.
Além disso, o Santo Padre indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a própria Igreja de hoje precisa de pais”.
Durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para obter a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja para este fim: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.
É possível lucrar as indulgências durante este ano por meio de dezenas de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso.

Objetivos do ano de São José

1. Celebrar os 150 anos da Proclamação de São José como Padroeiro da Igreja Universal – declarado pelo Papa Pio IX através do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 08 de dezembro de 1870.

2. Tornar a devoção a São José mais conhecida entre os fiéis católicos.

3. Fazer aumentar entre os fiéis o amor por São José, para nos sentirmos impelidos a pedir sua intercessão e imitarmos suas virtudes.

Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco