Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus

   Santa Ana e São Joaquim, pais da Santíssima Virgem Maria e avós de Jesus Cristo, são um casal exemplo que pode nos ensinar muito sobre a santidade.

   Apesar das poucas informações históricas, sabemos que em hebraico o nome Ana significa “graça” e Joaquim “Javé prepara ou fortalece”. Alguns escritos apócrifos, nos apresentam Joaquim como nascido na Galileia e Ana em Belém. Quando se casaram foram morar em Jerusalém e viveram uma vida de muito temor a Deus. Contudo, eram estéreis e viveram muitos anos sem a chegada de uma criança.

   Um dia, Joaquim foi expulso do templo por não ter filhos, situação que era considerada punição divina na época. Então, partiu para o deserto vivendo uma vida de profunda oração e pedindo a misericórdia de Deus. Assim, depois de 20 anos de matrimônio, Ana recebeu a visita de um anjo, que proclamou que ela seria mãe e que sua geração seria conhecida ao redor do mundo. Joaquim recebeu a mesma visita, mandando que ele voltasse para sua esposa em Jerusalém.

   Logo, Maria foi gerada no ventre de Santa Ana, que já estava em idade avançada. Após o nascimento, a menina foi levada pelos pais de Joaquim para o templo, onde foi educada e, quando mais velha, conheceu e casou-se com José.

   Por serem avós de Jesus, são considerados padroeiros dos avós e é por isso que no dia de sua festividade, 26 de julho, é comemorado também o Dia dos Avós. Além disso, muitas mulheres que têm dificuldade para engravidar, rogam pela misericórdia de Santa Ana.

Oração a Santa Ana e São Joaquim

“Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus, São Joaquim e Santa Ana, nós vos saudámos e bendizemos com devoção e amor. Alegramo-nos de todo o coração pela vossa glória e por aquele sublime privilégio pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima. Rogai por nós a Jesus e a Maria para que nós os agrademos em tudo. Tende piedade de nós como os pais têm de seus filhos. Nós vos pedimos do fundo do coração para que intercedeis ao vosso divino Neto para que nos ajude na nossa caminhada e ilumine os nossos espíritos. Sede nossos consoladores na vida e na morte. Assisti-nos na nossa última agonia, para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possamos chegar ao céu. Amém”.

Oração de proteção dos avós

“Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna contigo. Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada. E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença. Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama. Amém.”

Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!

Por Marina Silva Ferreira

 

Compartilhe: