Famílias se preparam para o Natal.

Neste ano, a Comunidade Paroquial do Santuário, está vivenciando a preparação para o Natal do Senhor por meio dos momentos de orações em família.

Para este momento, as famílias prepararam suas coroas do Advento que foram abençoadas nas missas da Solenidade de Cristo Rei do Universo, no último mês de novembro. Nesta mesma celebração foram abençoados os Símbolos Natalinos do Santuário: a Árvore de Natal, o Presépio e a Coroa do Advento.

Em nossa caminhada em preparação para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja convida-nos a nos voltarmos para as realidades celestes e contemplarmos o amor de Deus pela humanidade, manifestado no mistério da Encarnação do Verbo.

A Liturgia deste tempo é muito rica em sinais e convida-nos a utilizarmos como momentos de profunda reflexão da mensagem que deles ecoam. Por isso convido todas as famílias de nossa paróquia para uma séria busca do resgate dos valores que estes símbolos perderam ao longo dos anos.

Que eles possam nos ajudar a celebrar melhor o advento de Nosso Senhor buscando o caminho do discipulado de Jesus, que é o mesmo “ontem, hoje e sempre.” Amém.

A COROA DO ADVENTO.

Origem: A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para ensinar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As ramas verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. A medida que vai se aproximando o natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em nosso meio, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Nos domingos do Advento, é de costume que as famílias e as comunidades católicas se reúnam em torno da coroa para rezar. A liturgia da coroa, como é conhecida esta oração, se realiza de um modo muito simples. Todos se colocam em volta da coroa; se acende a vela que corresponde a semana em questão, acompanhando, se possível, com um canto. Logo se lê uma passagem da Bíblia, própria do tempo do Advento e se fazem algumas meditações. Recomenda-se também levar a coroa para ser abençoada pelo sacerdote.

Confira algumas fotos dos Símbolos Natalinos do Santuário:

Abaixo algumas fotos das Coroas que as famílias prepararam: