CPAE aprova Programação para o Ano de São José

Na noite de ontem, 15 de janeiro, o Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE), aprovou a Programação do Ano de São José a ser vivido em nosso Santuário Diocesano.

O Ano de São José começou em 8 de dezembro de 2020 e termina em 8 de dezembro de 2021.

O Santo Padre convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, por meio do qual o Beato Pio IX declarou Santo José Padroeiro da Igreja.

Para tal, o Pontífice redigiu a carta apostólica Patris corde, que convocou este ano, que se estabelece para “que todos os fiéis com o seu exemplo (de São José) possam fortalecer diariamente a sua vida de fé em plena realização da vontade de Deus”.

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, escreveu o Papa em Patris corde.

Além disso, o Santo Padre indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a própria Igreja de hoje precisa de pais”.

Durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para obter a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja para este fim: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

É possível lucrar as indulgências durante este ano por meio de dezenas de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso.

Objetivos do ano de São José:

1. Celebrar os 150 anos da Proclamação de São José como Padroeiro da Igreja Universal – declarado pelo Papa Pio IX através do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 08 de dezembro de 1870.

2. Tornar a devoção a São José mais conhecida entre os fiéis católicos.

3. Fazer aumentar entre os fiéis o amor por São José, para nos sentirmos impelidos a pedir sua intercessão e imitarmos suas virtudes.

A Programação para o Ano de São José no Santuário será:

1.  Missa de abertura do Ano de São José no dia 24 de janeiro, às 19h00, com a presença de todos os Coordenadores de Pastorais e Movimentos e os agentes de pastorais do Santuário.  Na missa de abertura acontecerá a entronização da Imagem em local de destaque no Presbitério do Santuário para a devoção dos fiéis.
  2.  Rezar em todas as Missas de 24/01 – 19h00 a 08/12, após a oração dos fiéis, a oração a São José proposta pelo Papa Francisco na Carta Apostólica Patris Corde.
  3.  Celebrar todo terceiro domingo do mês, na missa das 19h00, a Missa Votiva de São José, no Santuário Diocesano, até o mês de novembro, com a benção das carteiras de trabalho e um momento de oração pelos desempregados.
  4.  Tríduo em honra a São José nos dias 16, 17 e 18 de março e no dia 19 a Missa Solene em honra a São José.
  5.  Todas as Pastorais e Movimentos realizarão durante o ano,  momentos catequéticos sobre São José a partir da Carta Apostólica Patris Corde. Para este momento a PASCOM do Santuário oferecerá um vídeo de reflexão e estudo da Carta Apostólica.
  6. Todas as Pastorais e Movimentos realizarão Momentos de Espiritualidade pedindo a intercessão de São José pelos trabalhos pastorais.
  7.  Benção aos trabalhadores, no dia 01 de maio, dia de São José Operário.
  8.  Durante o ano a PASCOM irá divulgar pelos meios de comunicação do Santuário Diocesano a figura de São José, tornando-o mais conhecido e amado.
  9.  Durante os meses de janeiro a maio, sempre no segundo final de semana do mês, a Pastoral do Dízimo sorteará uma imagem de São José para os dizimistas que partilham o seu dízimo nas missas.
  10.  Missa de encerramento do ano de São José no dia 08 de dezembro de 2021
Crédito: Caíque – PASCOM do Santuário